Parabéns pela casa nova! Um sonho que, literalmente, se concretiza e traz mais tranquilidade, segurança e qualidade de vida para você e seus familiares. Agora é hora de começar a preparar a sua chegada, sem bagunça e com organização total na mudança.

E a gente sabe que é estressante esta etapa,  sem o mínimo de organização, muitas coisas se perdem, móveis se quebram e os primeiros dias são de caos.

Mas a mudança pode ser estruturada e ser um momento agradável. Como? A AXAR Incorporadora vai te ajudar certinho!

Separe as caixas e vamos fazer essa mudança direto!

Planejando tudo
Um bom planejamento faz a mudança ser rápida, simples e sem transtornos.

  1. Tenha caixas separadas. Ir em supermercados para pegar caixas boas é o começo de tudo. Pode comprar também em lojas de embalagens, mas vai sair caro.
  2. Separe tudo nas caixas usando etiquetas e canetas para descrever o que vai em cada lugar. Uma dica é colocar o cômodo de cada embalagem, como “quarto do casal” ou “sala de estar”. Pode ser o nome de uma pessoa, como “roupas da Fernanda”, por exemplo.
  3. Se você quer mesmo ter algo bem organizado, faça uma planilha no computador ou em um caderno. Descreva o total de caixas, o que tem em cada uma delas e por aí vai.
  4. Antes de encaixotar, limpe o que vai dentro. Um paninho resolve, mas se estiver bem encardido ou com algo mais grudado, limpe muito bem para chegar com tudo pronto para “desencaixotar” e colocar no lugar.

Como deve ser o processo de triagem?

Uma ideia bacana é tirar todos os objetos, roupas e móveis do lugar e selecionar tudo antes de começar o trabalho de empacotar. Vai aparecer um vaso quebrado que você nem quer levar, e este é o momento do desapego: jogar fora, doar ou vender. Vale para livros, brinquedos, roupas e tudo que está guardado há muito tempo, sem utilidade. Casa nova é vida nova.

Como utilizar malas e bolsas?

É usar o que você já tem! Malas, mochilas e sacolas esportivas são práticas para roupas e objetos mais frágeis. As caixas são mais frágeis para objetos que se quebram, e as roupas nem sempre ficam bem acomodadas. Se for o caso, utilize jornal velho para embalar estes itens durante a mudança. Ajuda a não quebrar, assim como plástico bolha.

Como marcar as caixas com os destinos?

Já falamos sobre etiquetar caixas com o nome de cada destino interno na casa nova. Vamos dar alguns exemplos bacanas. Vai conforme a sua distribuição na casa, então anote estas sugestões:

– Caixa do escritório: notebook, fones de ouvido, cabos, livros e demais papeladas.
– Caixa da cozinha: panelas, talheres, copos, taças e alimentos enlatados.
– Caixa do quarto das crianças: material escolar, brinquedos, quadrinhos e demais miudezas das crianças.
– Caixa do pet: caminha, potes de água e ração, acessórios diversos e brinquedinhos do pet.
– Caixa do quarto do casal: itens do criado-mudo, retratos, abajur e tudo mais que está na decoração.

Criando a caixa da primeira semana

Vai demorar um pouco até tudo estar em seu lugar, portanto crie um kit com tudo que é mais essencial para os primeiros dias até desempacotar tudo.

Separe, portanto:

  • Produtos de limpeza básicos
  • Roupas para os primeiros dias (uma para cada dia, para uma semana, no mínimo)
  • Itens de higiene pessoal, como pasta de dente e papel higiênico
  • Todos os seus medicamentos e suplementos diários
  • Por último, e não menos importante, carregadores de celular.

Como ir acomodando as caixas?

Caixas de papelão são boas, mas aguentam até um certo limite. E como tudo será transportado de um lado para outro, sobrecarregar as caixas com muito peso vai fazer com que elas se rompam e espalhem tudo no meio do processo.

Uma dica é distribuir tudo para facilitar o transporte e, caso seja necessário, utilizar papel amassado ou jornal antigo para que suas coisas não fiquem se mexendo na caixa. Se for algo grande, seria bacana usar plástico bolha ou papel craft.

  1. Caixas pequenas: tudo que for frágil ou pequeno, porta-retratos e canecas.
  2. Caixas médias: coisas de cozinha e pequenos eletrodomésticos.
  3. Caixas grandes: cobertores, roupas de cama, mesa e banho e calçados.

Ajuda muito escrever “FRÁGIL” na caixa quando for o caso, beleza?

O que fazer com os parafusos?
Prenda os parafusos junto aos móveis desmontados. Faça o mesmo com peças menores, como puxadores e encaixes, para que nada se perca. Não vá fazer a besteira de colocar tudo em uma única caixa; vai ser bem complicado encontrar depois, acredite.

Uma dica extra: coloque cobertores velhos para não arranhar os móveis com os parafusos.

Agora é contratar a empresa transportadora que mais lhe agrade e fazer a mudança. Aliás, vale fazer um inventário de tudo que vai ser levado e, se puder, tirar fotos para caso alguma coisa se “perca” pelo caminho.

No mais, é só mudar com tranquilidade e começar sua nova vida seguindo as dicas da AXAR Incorporadora!