Uma das melhores opções para decorar uma casa é utilizando espelhos, principalmente os decorativos. Ao contrário dos espelhos funcionais, aqueles que servem perfeitamente para banheiros, por exemplo, espelhos decorativos são perfeitos para melhorar o design interno, mas dependem muito do seu tamanho, da forma e até da moldura. A AXAR Incorporadora vai dar dicas de como usar espelhos na decoração da sua casa nova em 2024. Vamos ampliar horizontes agora!
Quais tipos e molduras os espelhos decorativos podem apresentar?
Eles podem ser emoldurados com madeira, metal, vidro, plástico e até pedra, nas mais diversas formas e tamanhos. São tantos formatos e estilos, do clássico e elegante ao mais moderno, que vai depender do estilo da pessoa. Existem espelhos vintage, rústicos, minimalistas, com detalhes no desenho, boêmios, entre outros. Cada estilo é perfeito para a sua personalidade.
Os espelhos decorativos diferem dos funcionais?
E muito! O principal objetivo do espelho é refletir imagens, sem dúvida, mas espelhos decorativos são pensados para realçar a estética de cada espaço, criando aquele detalhe pessoal.
Quais tipos de espelhos decorativos existem para a sua casa nova?
Temos os famosos espelhos de parede, que ficam pendurados e podem ter molduras mais leves, como madeira, resina ou, se for do gosto da pessoa, sem moldura nenhuma.
Outra opção é o espelho de mesa, para ficar sobre os móveis, como mesas e armários. São menores, mais leves e fáceis de mudar de lugar. Podem ser redondos, quadrangulares ou de qualquer outro formato.
Uma terceira opção são os espelhos de corpo inteiro, perfeitos para closets e quartos, para pessoas que gostam de ver como está o seu look ao trocar de roupa.
Os espelhos com iluminação, geralmente luzes LED na borda, são modernos e trazem praticidade para os cômodos.
Por fim, há espelhos integrados ao ambiente. Espelhos na parede, como se fossem um quadro, ajudam a compor ambientes e ampliar tanto a luz quanto a profundidade do espaço.
Quais são as vantagens de se usar espelhos na decoração da casa nova?
- Refletem luzes naturais e artificiais, perfeitos para criar a ilusão de espaços mais claros ou maiores. Na sala, faz sucesso.
- Espelhos decorativos são sinais de estilo e personalidade da casa, passando de um mero instrumento para refletir imagens para um elemento de decoração impactante.
- São fáceis de mudar de lugar e podem ser colocados em qualquer parte da casa. Sala, hall, quarto: você escolhe e, se enjoar, muda de lugar!
Quais detalhes preciso ficar atento ao comprar um espelho para a casa nova?
- Tamanho: Ele deve ser proporcional ao espaço onde você vai usar. Muito grande em uma sala pequena vai ocupar espaço demais. Atenção aos detalhes de tamanho.
- Proporção: O espelho pode até ser pequeno, mas se for proporcional, ele vai se encaixar perfeitamente. Cuidado para não sobrecarregar o ambiente com um espelho desproporcional.
- Forma: Espelho oval, quadrado… O formato é fundamental para a composição do ambiente. O mais correto é usar formas mais clássicas, que combinam com muitos ambientes e, caso queira mudar de lugar, ele vai se adaptar bem.
- Moldura: Uma casa com móveis de madeira escura combina com moldura de alumínio? Não muito. Vale harmonizar com o restante dos móveis.
- Estilo: Espelho mais clássico, mais moderno, algo rústico, tanto faz, desde que combine com o restante da decoração.
O espelho amplia ambientes pequenos?
Sim, o espelho melhora o ambiente de espaços pequenos.
E para espaços maiores, o espelho funciona?
Sim, mas por outro motivo: ele espalha luzes, artificiais ou naturais, além de ser lindo em qualquer ambiente.